28/07/2025
09:02
Compreender a diferença entre custos, despesas e investimentos é essencial para uma gestão financeira eficiente. Custos estão diretamente ligados à produção de bens ou serviços, como matéria-prima, salários da produção e energia elétrica na fábrica. Já as despesas são voltadas à operação do negócio, como salários administrativos, aluguel do escritório e ações de marketing — ou seja, não estão ligadas diretamente à atividade-fim da empresa.
Investimentos, por sua vez, representam aportes feitos com foco em retorno futuro, como compra de máquinas, expansão da empresa, capacitação de funcionários ou desenvolvimento de novas tecnologias. Ao contrário de custos e despesas, os investimentos têm impacto no crescimento a médio e longo prazo e exigem planejamento e análise de riscos e retorno.
Na prática, o segredo está em saber identificar cada tipo: se está ligado à produção, é custo; se mantém a operação, é despesa; e se gera retorno futuro, é investimento. Essa classificação é indispensável para o controle financeiro e para decisões estratégicas mais assertivas.
Fonte: Portal Contábeis
#GestãoFinanceira #ControleDeCustos #EducaçãoEmpresarial #InvestimentoEmpresarial